O Inicio da energia solar: como tudo começou.

Aproveitar a energia solar para produzir energia, particularmente eletricidade, tem aumentado nos últimos anos, à medida que os custos de energia estão aumentando. O sol é um recurso renovável e convertê-lo em energia utilizável não gera emissão de gases, tornando-se uma das melhores alternativas às fontes tradicionais.

Aproveitando a energia solar, porém, não é um desenvolvimento recente. A humanidade usou cruelmente a energia solar, mesmo milhares de anos antes, com culturas antigas usando a energia do sol para começar a atirar e projetar edifícios que podem coletar calor solar que pode ser liberado à noite. Até mesmo a revolução industrial viu as usinas de energia solar que aqueciam a água para criar vapor para os equipamentos de direção.

Não foi até 1839 que um físico francês, Alexandre Edmond Becquerel, descobriu o efeito fotovoltaico, afirmando que “a luz brilhante em um eletrodo submerso em uma solução condutiva criaria uma corrente elétrica”. Simplificando, a eletricidade pode ser gerada a partir da luz solar. Sessenta e seis anos mais tarde, o famoso físico Albert Einstein descreveu em detalhes o efeito fotoelétrico ganhador do Prêmio Nobel, o princípio em que a energia fotovoltaica foi baseada.

Na segunda metade do século XX, diferentes empresas e cientistas procuraram aplicar esses princípios e pesquisaram vários materiais para criar células solares comercialmente viáveis. Os desafios constantes eram o alto custo de produção, mas o avanço veio durante a década de 1970, quando o Dr. Elliott Berman conseguiu projetar um sistema muito mais barato.

Fonte da imagem: zmescience.com
As inovações e o avanço da tecnologia produziram células solares com bom custo-benefício, nas quais agora elas podem ser amplamente utilizadas em aplicações domésticas, comerciais ou industriais. O tempo está por vir quando a energia solar pode ser considerada uma fonte de energia primária, e não apenas uma alternativa.

Desenvolvimento da energia solar desde sua origem

Em nossos dias, principalmente nos últimos anos, as vantagens econômicas envolvendo a energia solar passaram a ter muito peso, além dos benefícios ao ambiente. O mercado de energia proveniente do sol também sofreu grandes quedas de preço de equipamentos, o que resultou em acessibilidade na instalação de sistemas solares pela população. Com certeza, esses avanços foram muito além do que Alexandre Edmond, quem criou a energia solar, imaginou enquanto realizava seus primeiros experimentos com eletrodos.

Ainda não vivemos no ápice da história da energia solar, porém, os sistemas solares fotovoltaicos oferecem diversas vantagens e representam uma excelente alternativa para a geração de energia em diversos lugares, como comunidades isoladas que, muitas vezes ainda utilizam o diesel, combustível extremamente poluente, como fonte de energia ou até mesmo vivem no escuro.

Esse foi o nosso resumo sobre a história da energia solar, aproveite para compartilhar essa história com outras pessoas que são interessadas em energia proveniente do sol. Continue acompanhando blog para outros assuntos sobre energia solar.