Seja você proprietário ou inquilino de um imóvel, é recomendável você perceber as vulnerabilidades da sua casa e investir na segurança da sua propriedade e da sua família.

Com a criminalidade crescendo todo ano, a invasão e roubo a domicílios tem sido muito utilizada por criminosos que percebem um alvo fácil e com muitos bens valiosos.

É possível evitar que sua casa seja alvo de ações criminosas com simples itens de segurança que você pode providenciar o quanto antes.

ITENS DE SEGURANÇA INDISPENSÁVEIS PARA QUALQUER RESIDÊNCIA
Hoje em dia, não podemos confiar completamente que nosso bairro ou nossa cidade é segura, uma vez que a segurança pública deixa a desejar e os criminosos escolhem um lugar diferente a cada dia para praticar atos ilegais. É preciso tomar medidas de precaução para não ser mais uma vítima e dificultar ao máximo um roubo ou uma invasão que possa trazer prejuízos financeiros, emocionais e que coloque em risco a segurança de seus entes queridos.

Aqui está uma lista dos itens de segurança indispensáveis para melhorar a segurança da sua casa:

FECHADURAS FORTES E SEGURAS
Já falamos algumas vezes sobre a importância de se ter uma fechadura forte e segura em todas as portas. Isso porque um criminoso escolhe uma casa para invadir quando ele percebe o grau de facilidade para arrombar uma fechadura ou escalar um muro. No caso de portões e portas principais da sua casa não hesite em ir até uma casa de construção e pedir ao atendente a fechadura mais segura para o tipo de porta ou portão da sua casa. As fechaduras tetra são as mais utilizadas para garantir mais segurança. Porém existem diversos outros modelos, como fechadura biométrica, fechadura de perfil europeu, com cartão de chip entre outras. Pesquise bem e escolha um modelo compatível com sua porta.

CÂMERAS E ALARME DE SEGURANÇA MONITORADOS 24 HORAS
Assim como uma fechadura segura e resistente, as câmeras e alarmes de segurança por si só inibem a ação de criminosos. Quando eles percebem que o ambiente é monitorado, imediatamente desistem da ação. Ou, quando mesmo assim eles tentam arrombar ou invadir uma casa monitorada, eles são flagrados pelas câmeras e alarmes antes mesmo de conseguir concluir o ato criminoso.

É importante que você instale as câmeras de segurança nos pontos principais da sua casa, como:

  • Portas de entrada e portas dos fundos;
  • Portão da garagem;
  • Jardins, terraço ou qualquer outra área aberta da sua casa.

LUZES COM SENSORES DE MOVIMENTO
Coloque luzes com sensores de movimento ou fotossensíveis na entrada da sua casa. Embora algumas vezes as luzes com sensores de movimento não detenham um criminoso experiente, elas ajudam a deter um ladrão “oportunista”, além de ajudar a enxergar intrusos que entram na propriedade. Recomendamos que as luzes de movimento sejam instaladas pelo menos nas entradas dianteira e traseira, mas também devem ser instaladas na lateral da casa, se possível. Os ladrões costumam sondar a propriedade, escondidos na escuridão, e toda luz possível pode expor sua presença.